Os investidores chineses continuam de olhos postos na Inglaterra. Recentemente, o clube inglês Southampton FC tem recebido ofertas de aquisição por parte de consórcios chineses. As propostas já ultrapassam os 250 milhões de euros.

No mês passado a companhia Lander Sports Development, rival da proprietária do clube Khatarina Liebherr, viu a sua proposta ser recusada. A oferta envolvia 200 milhões de euros, contudo muito abaixo do preço pretendido.

Na ressaca da oferta rejeitada, o Banco CITIC Securities, o maior banco de investimento chinês, e a empresa de materiais Amer International, também da China, estão a preparar uma oferta de 287,5 milhões de euros para adquirirem por completo o clube. Mais duas empresas chinesas e um investidor americano também estão associados ao interesse desta compra.

O clube foi adquirido pela família suíça Liebherr em 2009, pela modesta quantia de 16 milhões de euros. Entre 2010 e 2012, os Saints subiram da League One (terceira divisão inglesa) até à Premier League. Markus Liebherr, dono do clube e da proprietária suíça, morreu em 2010, tendo passado o cargo para a sua filha, Khatarina Liebherr. Em janeiro deste ano, a proprietária admitiu em público estar “aberta a uma potencial parceria” com investidores.

O banco CITIC Securities pertence ao grupo CITIC Capital, que juntamente com a China Media Capital adquiriram 13% do Manchester City. O investimento realizado em dezembro de 2015 atingiu o valor de 300 milhões de euros. O West Brom também foi vendido para o bilionário chinês Guochan Lai. Enquanto o Aston Villa pertence ao bilionário chinês Tony Xia.

A China tem-se tornado o maior investidor no futebol europeu, para além dos clubes de topo procurarem esse mercado para expandirem a sua marca. O processo que envolvia o Southampton com um consórcio chinês já dura há algum tempo. Vários clubes contam já com as participações do oriente asiático.

Conhecidos pela famosa formação de jovens talentos e grandes transferências, o Southampton atingiu os 120 milhões de euros no exercício da atual temporada. Especialistas colocam o valor do clube entre os 180 milhões e os 250 milhões de euros. Atualmente, a equipa está no 10º lugar da Premier League.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *