Os valores dos jogadores estão sempre em constante mudança, seja para cima, seja para baixo. Torneios internacionais, golos espectaculares, lesões imprevistas, uma época bem conseguida ou simplesmente a má sorte são alguns dos factores que fazem com que o valor de mercado dos jogadores oscile de época para época, e por vezes de forma súbita. Com as épocas desportivas a chegarem ao fim, o Finance Football compilou os dados, juntou os números e foi à procura dos jogadores que, por uma razão ou por outra, mais valor perderam durante o ano.

À frente do ranking está o colombiano James Rodríguez, do Real Madrid. O número 10 dos está a viver uma das suas piores épocas na carreira. Criticado desde o ano passado, o colombiano efetuou 33 partidas pelo Real Madrid esta temporada, chegando aos 11 golos e 13 assistências, mas perdeu o lugar no meio campo para Casemiro, alegadamente por não conseguir cumprir tão bem as tarefas defensivas (o que já gerou críticas curiosas).

James chegou ao Real Madrid em 2014, depois de um Mundial em grande, onde marcou um dos grandes golos da competição. Na altura, tornou-se uma das contratações mais caras de sempre, fazendo o Real gastar 80 milhões de euros no seu concurso, o que gerou várias críticas e alertas. James cumpriu na primeira época, mas a partir daí foi perdendo fulgor e hoje já se fala abertamente na sua saída. Ainda assim, o seu valor de mercado continua alto, na casa dos 50 milhões de euros.

Mario Götze é o segundo do ranking. O alemão está num dos piores momentos da sua vida, não apenas desportiva mas pessoal. Devido a um distúrbio metabólico, o alemão já está afastado há algum tempo dos relvados e é provável que assim continue. Com este afastamento e o regresso ao Borussia Dortmund, o valor de mercado do médio desceu 25 milhões de euros.

Em terceiro lugar está o conhecido Jackson Martínez. Depois de se transferir do Atlético de Madrid para a liga chinesa, o atacante de 30 anos desvalorizou 21 milhões de euros. A principal razão deste valor de descida prende-se para o reduzido valor da liga chinesa, ainda em crescimento. O colombiano, que já passou pelo FC Porto, está avaliado nos 9 milhões de euros.

Uma questão curiosa a notar é o facto de a tabela estar cheia de campeões das respectivas ligas. James Rodríguez foi campeão espanhol, Falcao foi campeão francês, Arjen Robben, Thomas Müller e Philipp Lahm (embora tenha terminado a carreira) foram campeões alemães, Cesc Fábregas campeão inglês e Medhi Benatia campeão italiano. Será que estas desvalorizações serão revertidas, após o término desta temporada?

Liga Chinesa lidera

Com sete jogadores que atuam na Super Liga Chinesa presentes neste top20 de desvalorizações, vemos que os jogadores não vão à procura de mediatismo, mas sim de dinheiro. Para além de Jackson Martínez, também Hulk, Carlos Tévez, Axel Witsel, Oscar, Ramires e Alex Teixeira saíram de campeões em título para uma liga pouco valorizada. No total os jogadores “da China” perfazem um total de 97 milhões de euros perdidos no valor destes atletas.

É certo que o investimento tem sido cada vez maior, mas esta liga em nada se pode comparar à Europa ou América do Sul. Só para ter uma ideia, a liga chinesa (373 milhões de euros) vale mais 100 milhões de euros do que a liga ucraniana, atual 11ª classificada no ranking de competições europeias. A liga belga (10ª classificada) vale nada mais do que 550 milhões de euros.

A idade já pesa

Ao longo da carreira, os anos vão pesando, principalmente para os jogadores da frente. Dos 20 jogadores mencionados na tabela, 12 já ultrapassaram a barreira dos 30 anos de idade. Jackson Martínez, Wayne Rooney, Falcao, Arjen Robben, Cesc Fábregas, Hulk, Bastian Scheweinsteiger, Carlos Tévez, Yaya Touré, Philipp Lahm, Medhi Benatia e Ramires são o lote de jogadores experientes, mas em que a idade começa já a pesar. Tal como Cristiano Ronaldo, com 32 anos, os números começam a não ser os mesmos de outrora. Ao todo, estes jogadores mais velhos já fizeram ‘evaporar-se’ cerca de 180 milhões de euros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *