O gigante chinês de compras on-line Alibaba pode estar a preparar-se para comprar parte da Imagina Media Audiovisual, a empresa que detém os principais direitos televisivos do futebol assistido em Espanha.

O bilionário espanhol Juan Abelló tenciona vender a sua quota de 23% na empresa e para tal já encetou contactos com diversas empresas e fundos de capital. Uma delas, segundo informações do mercado, será um grupo Alibaba.

Para além do grupo chinês, a Canal+, Liberty Media, Telefónic, Vivendi, CVC Capital Partners, Apax Partners, Dalian Wanda – accionistas do Atlético MadridEverbright Securities, Beifjing Baofeng e PPTV – proprietária do Inter de Milão – também farão parte do concurso aberto.

Abelló, um dos homens mais ricos do mundo segundo a revista Forbes, tem uma participação na Imagina avaliada em 355,3 milhões de euros. Com a empresa avaliada nuns estonteantes 2000 milhões de euros, é esperado que o magnata espanhol consiga vender a sua parte por cerca de 500 milhões de euros.

Relacionado: Patrocínios das camisolas da La Liga 2016-2017

Juan Abelló, que pagou por volta de 155 milhões pela compra de 23% da empresa, já obteve desde então uma valorização de 234 milhões de euros, com um crescimento de 100% em relação ao preço pago.

A AliSports, divisão da Alibaba, é dona de 50% do Guangzhou Evergrande, o hexacampeão da Super Liga Chinesa que conta com Jackson Martínez, um dos mais bem pagos jogadores do mundo.