Arranca hoje a espectacular Liga espanhola. À partida para mais uma temporada, há meia dúzia de clubes que ainda não asseguraram um patrocínio principal. Barcelona e Real Madrid lideram.

O ranking dos Patrocínios das camisolas da La Liga 2016-2017 tem como líder o Barcelona. Os catalães negociaram recentemente com a companhia aérea Qatar Airways a renovação por mais uma temporada, num contrato que lhe renderá 35 milhões de euros.

Logo atrás surgem os rivais da capital espanhola. O Real Madrid assegura 32 milhões de euros por ano com o patrocínio de outra transportadora aérea, a Fly Emirates.

Relacionado: Os 10 maiores contratos de patrocínio nas camisolas 2016-2017

Apesar de serem dos principais clubes mundiais, Barça e Real estão longe do números alcançados pelos principais emblemas da Premier League, onde o Manchester United, por exemplo, recebe 71 milhões de euros por época da Chevrolet.

O pódio dos patrocínios mais valiosos na La Liga Santander fica completo com o Atlético Madrid e o seu negócio de 11 milhões de euros por época com a corretora online Plus500.

sponsordealslaliga

Apesar de todo o interesse mediático em torno de um dos principais campeonatos de futebol do mundo, que tem como principais estrelas Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, há meia dúzia de clubes (alguns de renome internacional) que não conseguiram fechar um contrato de sponsorship a tempo da jornada inaugural.

Surpreendentemente, Valência e Sevilha estão entre estes clubes.