Em Portugal, o surgimento de jovens jogadores carregados de potencial é uma constante. Prova disso são os bons resultados que as nossas seleções têm alcançado e as transferências milionárias destes “putos maravilha” para os melhores campeonatos do mundo. Em função disto mesmo, o Finance Football foi procurar saber quem são os 15 jogadores sub-21 mais valiosos da Liga NOS.

O ranking é baseado no site Transfermarket e perfila dois jogadores do SL Benfica nas duas primeiras posições. O primeiro é Gabriel Barbosa. O brasileiro de 21 anos, emprestado pelo Inter de Mião, é claramente o mais caro da lista, com o seu valor fixado nos 12 milhões de euros.

Curiosamente, o canarinho conta apenas com 148 minutos disputados nesta época. Tapado por Jonas, Seferovic e Jiménez, o jovem não tem tido espaço para progredir no plantel encarnado. A verdade é que “Gabigol” veio com rótulo de craque, mas tem falhado em provar-se a Rui Vitória. O avançado brasileiro fez apenas um golo, marcado à Olhanense, a contar para a Taça de Portugal.

No segundo lugar surge o benfiquista Zivkovic. Também com 21 anos de idade, vai na segunda época de águia ao peito e já demonstrou que pode causar muitos estragos com o seu pé esquerdo. Tem tido uma utilização intermitente e está avaliado nos 7 milhões de euros.

Já com sete internacionalizações pela seleção sérvia, o extremo-esquerdo é uma das joias da coroa encarnada, tendo chegado a “custo zero” do Partizan. Quem já tem os olhos postos no jovem são o Sevilha e o Valência, que estarão interessados na sua contratação em janeiro.

Nem só de grandes se faz o ranking

A fechar o pódio surge o primeiro nome “extra-grandes”: Raphinha. Depois de uma temporada em que deixou boas indicações, o extremo tem impressionado naquela que está a ser a sua época de afirmação. Muito rápido e capaz de jogar na direita ou na esquerda, está avaliado em 4 milhões de euros e não deve permanecer muito mais tempo em Guimarães.

O percurso do Vitória SC na Liga Europa tem servido de montra para o jovem brasileiro que, entre muitos, já impressionou o treinador do FC Salzburgo, Marco Rose. Rumores ligam também Raphinha ao FC Porto, que pode fazer, já em janeiro, uma proposta pelo jogador.

Um dos nomes menos conhecidos a surgir neste ranking será talvez Lucão. O brasileiro está em Estoril desde o início desta temporada, por empréstimo do São Paulo.

O jovem central de 21 anos está avaliado em 1,5 milhões de euros e é um dos jogadores mais valiosos do plantel estorilista. Contudo, esta época participou apenas em seis jogos da Liga NOS. Muito devido à rotatividade existente na equipa entre Lucão, Halliche, Gonçalo Brandão e Pedro Monteiro.

Ler também:

O mais novo da lista é Svilar, o jovem guardião da baliza do SL Benfica. É o único abaixo dos 19 anos e tem o seu valor cifrado nos 2,5 milhões de euros. O nome de Svilar tem sido muito falado ultimamente, quer pelo seu enorme talento, quer pelos erros cometidos pelo petiz em alguns dos jogos dos “encarnados”.

Svilar procura trazer um pouco a memória do seu conterrâneo Michel Preud’homme, que brilhou entre os postos da baliza encarnada na década de 90. Obviamente tem muito que andar até esse patamar, mas com a sua idade, a margem de progressão é muita.

SL Benfica e SC Braga dominam

A lista é dominada pelo SL Benfica, que se destaca com a presença de seis jogadores no ranking. Segue-se o SC Braga, que com quatro jogadores, prova a aposta de Abel na juventude. Danilo Silva e Xadas são algumas das peças mais importantes dos “Gverreiros do Minho”.

Nota ainda para a pouca representação de Sporting e Porto, com apenas um jogador de cada equipa a constar no top, ainda que ambos emprestados (Matheus Pereira e Rui Pedro).

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *