Cristiano Ronaldo ganha mesmo muito dinheiro? A resposta é mais que óbvia até para quem não quer saber da bola: claro que ganha. Segundo o Finance Football, o craque português continua a ser o jogador mais bem pago do mundo, apesar de todas as loucuras que os clubes chineses têm feito nos últimos tempos para atrair jogadores para a liga nacional.

Ainda assim, a questão mais relevante é outra: será que o Cristiano ganha dinheiro demais? Sabemos que os jogadores de futebol ganham muito. E se um jogador ganha muito, naturalmente jogadores de habilidade e sucesso semelhante ganharão salários igualmente altos.

Ler mais: Top 20 Maiores Salários do Futebol Mundial 2017

Mas, como alguém disse uma vez: “um milhão aqui outro milhão ali, não tarda estamos a falar de dinheiro a sério”. Milhões são demasiado abstractos para o nosso cérebro – especialmente para nós que, infelizmente, estamos mais habituados a contas em centenas. E por isso a visualização comparativa ajuda muito a colocar as coisas em perspectiva.

O “demais” serve apenas a análises comparativas. Sabemos que o Cristiano, apesar de ganhar muito dinheiro, não ganha um valor propriamente obsceno se comparado com outros jogadores, mas se compararmos com outras classes profissionais o caso muda muito de figura.

Se compararmos com CEO das maiores empresas portuguesas ou com as caras mais famosas da televisão portuguesa, porém, a diferença é abissal: o Cristiano ganha quase o triplo de todos os CEO do PSI-20 somados e mais de dez vezes o salário dos dez apresentadores mais bem pagos. Os números aqui são o menos relevante: interessa mais a magnitude comparada da recompensa pelo valor gerado.

Ficou fora da visualização, ainda assim, uma outra perspectiva interessante: se pensarmos no salário médio nacional, o Cristiano recebe aproximadamente o que todos os habitantes de um concelho como Paredes de Coura ganham por mês. Coisa pouca.

Artigo do nosso infografista João Martinho

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *