O Sporting Clube de Portugal vai mesmo ter de pagar 12 milhões de euros ao fundo de investimento desportivo Doyen Sports Investment. A novidade foi avançada hoje pelo próprio Sporting, ao anunciar que o recurso interposto pelo clube no Supremo Tribunal da Suíça foi rejeitado.

“O Supremo Tribunal da Suíça decidiu não dar provimento ao recurso interposto pela Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD sobre o chamado “caso Doyen”. Nesse sentido, foi confirmada a sentença proferida pelo Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne que condena a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD ao pagamento de 12 milhões de euros à Doyen acrescidos de juros”, lê-se na página de Facebook dos leões.

O caso remonta a 2014, quando o Sporting vendeu o passe do defesa Marcos Rojo ao Manchester United. Para finalizar a operação, o Sporting teve de rescindir contrato com a Doyen, que prontamente exigiu 12 milhões de euros como compensação. Bruno de Carvalho fez finca pé e avançou para tribunal. Com a decisão do Supremo da Suíça, este capítulo está encerrado: os 12 milhões são mesmo para pagar.

Em que medida é que esta decisão afecta as contas do Sporting? O Finance Football já mostrou que a equipa de Alvalade está longe de revelar boa saúde financeira, mas os leões garantem que os 12 milhões já tinham sido antecipados nas contas do ano respectivo, através da constituição de provisões. Não será por isso necessário vender jogadores para cumprir as metas de fair-play desportivo.

Porém, isto não significa que esteja tudo na mesma. O facto de o Tribunal da Suíça ter rejeitado o recurso do Sporting significa que os 12 milhões de euros provisionados já não vão poder ser libertados neste ou nos próximos anos. Na prática, significa mesmo que a situação financeira do Sporting se deteriora – mesmo que isto não implique venda de activos.

Ainda no Facebook, o Sporting afirma que “a manutenção de situações como esta é uma das muitas razões que têm levado o Presidente do Sporting CP a manifestar publicamente, em inúmeras entrevistas, “vergonha” pelo estado em que se encontra o mundo do Futebol”.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *