A UEFA distribuiu mais de 650 milhões de euros em prémios monetários às 32 equipas que participaram na fase de grupos da Champions League. Quem avançou para os oitavos-de-final, como o Benfica e o FC Porto, terá a oportunidade de aumentar o seu pecúlio. Isto porque está previsto que sejam distribuídos 1,3 mil milhões de euros até ao final da competição, sendo 761,9 milhões desse montante apenas prémios financeiros.

A participação na fase de grupos vale 12,7 milhões – caso seja através dos playoffs são mais dois milhões em acréscimo. Cada vitória resulta num encaixe de 1,5 milhões de euros e o empate vale 500 mil euros a cada equipa. Todas as equipas que se qualificaram para os oitavos de final ganharam automaticamente mais seis milhões de euros.

FC Porto entre os melhores

Contas feitas, o FC Porto já recebeu 26,2 milhões de euros graças aos dois milhões vindos do playoff, aos 5,5 milhões de euros em prémios de jogo e à consequente qualificação para a próxima fase da Liga dos Campeões, que valeu mais seis milhões. Somas que colocam os dragões no restrito lote das equipas que mais receberam até agora, juntamente com Atlético Madrid, Barcelona e Mónaco.

Já o Benfica ficou-se pelos 22,7 milhões de euros, garantindo um lugar nos oitavos com quatro milhões de euros ganhos através dos prémios de desempenho na fase de grupos.

uefa_prizemoney_champions league

O Sporting foi a equipa portuguesa que menos encheu os seus cofres, com um encaixe reduzido de 14,2 milhões de euros. A época europeia desapontante com apenas uma vitória resultou na eliminação dos leões que ficaram no último lugar do grupo.

Club Brugge, pertencente ao grupo dos azuis-e-brancos, foi a equipa que menos ganhou em prémios (12,7 milhões). Os belgas não conseguiram fazer qualquer ponto no grupo, acabando por receber apenas o valor de participação da fase de grupos da Champions League.

O Nápoles, vencedor do grupo do Benfica, foi a equipa que se qualificou em primeiro lugar com o menor encaixe, com apenas 24.2 milhões de euros auferidos. As águias com a sua qualificação suada foram também a equipa qualificada para os oitavos de final que menos ganhou em termos financeiros.

Portugal em quinto na Champions League

Portugal recebeu no total 63,1 milhões de euros, referentes ao desempenho do FC Porto, Benfica e Sporting, ocupando o quinto lugar no ranking de países dos clubes que mais receberam até à altura na Liga dos Campeões. O ranking é liderado pela Espanha, que com as suas quatro equipas em prova — Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid e Sevilha — gerou cerca de 101,3 milhões de euros em prémios monetários.

Destaque para a Itália, que com apenas duas equipas em prova — Nápoles e Juventus —conseguiu aproximadamente 80% do encaixe financeiro de Portugal, que contava com três equipas em prova.

prize_money_uefa_country

A equipa que conquiste a Champions League pode ainda ganhar mais 28 milhões de euros em prémios — seis milhões ao atingir os quartos de final, sete milhões ao atingir as meias finais e 15 milhões de euros por vencer na final e ser coroado campeão.

Caso vença a competição, o FC Porto pode alcançar 54,2 milhões de euros. O Benfica ficaria um pouco atrás, com 50,7 milhões.

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *