O mercado de transferências ainda está longe de estar encerrado, mas já há recordes que vão ficar para a história do mundo do futebol. O médio francês Paul Pogba é o maior protagonista deste defeso, depois de mudar-se da Juventus para o Manchester United por 105 milhões de euros.

Pogba, 23 anos, lidera, por isso, a lista das 20 maiores transferências do mercado, que conta com dois portugueses: André Gomes e Renato Sanches, cujos negócios custaram 35 milhões de euros a Barcelona e Bayern Munique, respectivamente – montantes que podem subir em função do cumprimento de determinados objectivos.

A segunda maior transferência também tem a Juventus como interveniente. Gonzalo Higuaín, 28 anos, transferiu-se do Nápoles para a ‘Vechia Signora’, que não teve problemas em bater a cláusula de rescisão no valor de 90 milhões de euros fixada pelo clube napolitano.

Já Hulk e John Stones aparecem praticamente empatados. O avançado brasileiro custou 55,8 milhões de euros aos chineses do Shanghai SIPG. Já o defesa inglês rendeu aos cofres do Everton 55,6 milhões de euros com a sua mudança para o Manchester City de Pep Guardiola.

transferenciass1617

A lista das 20 maiores transferências conta com jogadores de topo do futebol mundial e, neste contexto, não é de estranhar que no fundo da tabela surjam transferências avaliadas em 30 milhões de euros: Álvaro Morata rumo ao Real Madrid e Andre Schürrle rumo ao Borussia Dortmund.