Leicester foi o campeão inglês, mas nem por isso é quem mais dinheiro leva para casa. Esta é a distribuição dos dinheiros relativos aos direitos televisivos da Premier League.

O título inédito de campeão inglês rendeu 93 milhões de libras (cerca de 122 milhões de euros) ao Leicester City na temporada que agora termina, segundo as contas publicadas pela entidade que organiza a Liga inglesa.

Relacionados:

Porém, apesar da conquista, há vários clubes que ganharam mais dinheiro que os ‘foxes’. O Arsenal, que ficou em segundo lugar, encheu os bolsos com pouco mais de 100 milhões de libras (131 milhões de euros), sendo o clube que mais facturou com a repartição dos direitos de televisão.

Também Tottenham, Manchester City, Manchester United receberam mais do que o Leicester, apesar de terem ficado em terceiro, quarto e quinto na Premier League. Por que é que isto acontece?

premier league dinheiros

Esta diferença deveu-se sobretudo ao critério ‘facility fees’, que montante a receber em função do número de jogos transmitidos em directo. E, neste capítulo, apenas 15 jogos da turma de Ranieri mereceram honras de transmissão ao vivo na TV britânica, contra os 27 do Arsenal, 26 do Manchester City ou 25 do Manchester United.

Nenhum clube se pode queixar desta distribuição que leva em conta o desempenho das equipas da Premier League. O último classificado, o Aston Villa, arrecadou 66 milhões de libras (87 milhões de euros), uma quantia astronómica para a realidade da maioria dos campeonatos europeus.

No total, a Premier League distribuiu 1.600 milhões de libras provenientes da Televisão pelos 20 clubes da Liga inglesa. Isto é mais de 2.000 milhões de euros.

3 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *