Qual é o maior clube do mundo? Há muitas formas de avaliar a grandeza de um clube de futebol. Pelo número de títulos, por exemplo. Pela riqueza que gera. Há outros indicadores. Um dos mais importantes será, sem dúvida, o número de adeptos, pois ajuda a mostrar quão adorado é um emblema em todo o mundo. Este é o Top 10 Clubes com Mais Sócios 2020.

Elaboramos o ranking dos clubes com mais sócios em todo o mundo. Há dois emblemas portugueses na lista do top 10: Benfica e Sporting. Os alemães do Bayern Munique lideram. Veja a lista, segundo o site Goal.

10. Manchester United (Inglaterra): 150.000

Começamos o Top 10 Clubes com Mais Sócios 2020 em Inglaterra. Os red devils estão longe da sua melhor forma, mas não deixam de ser um dos maiores clubes do mundo. O Manchester United tem mais de 150 mil sócios que quase todos os fins de semana deixam o mítico Old Traford esgotadíssimo.

Read more: Top 10 Football Clubs with Most Paid-up Members 2020

9. Borussia Dortmund (Alemanha): 154.000

Quem não conhece o famoso “muro amarelo” do Signal Iduna Park? Apesar de o domínio do futebol alemão pertencer ao Bayern Munique, o Borussia Dortmund apresentará a “torcida” mais espetacular do mundo. O Borussia é um emblema querido em quase todo o lado. Tem mais de 153 mil sócios.

8. River Plate (Argentina): 155.000

É um dos maiores clubes da América do Sul. Tem mais de 155 mil sócios. Falamos do River Plate. É um dos mais populares e também bem sucedidos emblemas sul americanos: 4 Libertadores, 1 Mundial, por exemplo.

7. Schalke 04 (Germany): 155.000

Quando pensamos em Bundesliga certamente que o Schalke 04 não é o primeiro nem o segundo clube a surgir na nossa mente. Ainda assim, o clube da cidade de Gelsenkirchen é dos mais populares na Alemanha, com mais de 155 mil sócios.

Ler mais: Top 10 Países com Mais Bolas de Ouro

6. Sporting (Portugal): 160.000

O Sporting está sem conquistar o título de campeão nacional há bastantes anos. Ainda assim, os adeptos mantêm a sua paixão ao clube. Os leões registam mais de 160 mil sócios. Uma das características que distingue o Sporting dos demais é o seu ecletismo: apesar de o futebol ser a modalidade mais forte, os sportinguistas somam centenas de títulos noutros desportos.

5. Vasco da Gama (Brasil): 176.000

Longe do sucesso de outros tempos, o Vasco da Gama mantém-se como um dos grandes clubes brasileiros devido à sua massa adepta. Tem mais de 176 mil sócios.

4. Boca Juniors (Argentina): 206.000

Com mais de 206 mil sócios, o Boca Juniors é um dos maiores clubes da América do Sul. É um dos históricos emblemas da Argentina e um dos mais adorados no país das Pampas. Pelo Boca passaram os maiores futebolistas que fizeram história no mundo do futebol. A Bambonera, o estádio do Boca Juniors, é um dos palcos míticos.

3. Barcelona (Spain): 223.000

Toda a gente sabe que os catalães são adeptos fervorosos dos seus emblemas e tradições. Não é de estranhar que o Barcelona esteja na lista, com mais de 223 mil sócios. Dentro de campo, os blaugrana também costumam apresentar maior domínio, ao lado do grande rival Real Madrid. Isto falando em termos domésticos mas também em termos internacionais.

2. Benfica (Portugal): 230.000

Portugal é um país pequeno, com cerca de 10 milhões de habitantes. Ainda assim, consegue apresentar dois clubes na lista, tendo em conta a grande popularidade do futebol no país. O Benfica, de Lisboa, é o mais popular em Portugal, com mais 230 mil sócios. Também tem adeptos em todo o mundo. O Estádio da Luz foi considerado um dos palcos mais temidos do mundo.

1. Bayern Munique (Germany): 293.000

Na Baviera mora o clube com o maior número de sócios: o Bayern Munique. O clube alemão não tem encontrado grande oposição na Bundesliga, sendo o tradicional vencedor do campeonato alemão. Além disso, tem uma grande massa adepta, que costuma encher o estádio sempre que a equipa joga em sua casa. Tudo isto faz do Bayern Munique numa das maiores forças desportivas em todo mundo, mesmo financeiramente.