Todas as seleções buscam a glória eterna no Qatar. Mas há muitos milhões em jogo. A FIFA vai distribuir $440 milhões em prémios monetários na Copa do Mundo 2022, com a seleção vencedora a reclamar um cheque de $42 milhões.
Há quatro anos, na Copa da Rússia, a FIFA pagou $400 milhões em prémios, sendo que a Franaça recebeu $38 milhões.
Os prémios são distribuídos pela FIFA aos federações nacionais de futebol das respetivas seleções. No caso do Brasil, é pago à Confederação Brasileira de Futebol. Em Portugal, é a Federação Portuguesa de Futebol que recebe o prémio.
Os jogadores não recebem os prémios diretamente da FIFA, mas as respetivas federações de futebol tendem a distribuir parte dos ganhos obtidos na competição.
Ler mais: Salários dos Treinadores do Mundial FIFA 2022
As federações recebem um prémio maior consoante o desempenho da selação na Copa. Quem é eliminado na fase de grupos tem direito a um pagamento de $9 milhões. São 16 seleções que ficam por essa fase.
Das outras 16 que passam os oitavos, quem ficar pelo caminho recebe mais $4 milhões, com o prémio a ascender a $13 milhões.
Nos quartos, as 4 seleções eliminadas levam para casa um prémio de $17 milhões.
As contas seguintes são estas: a 4.ª classificada ganha $25 milhões, o 3.º posto dá direito a $27 milhões, enquanto o vice-campeão recebe $30 milhões.
Já o campeão do Mundo leva a glória e $42 milhões para o seu país.
Importa lembrar que a FIFA dá a cada uma das 32 federações $1,5 milhões antes do torneio para a cobrir os gastos com toda a logística para a Copa: hotel, estágio, etc.