O El Dorado chinês poderá ter terminado para os jogadores de futebol, à medida que Pequim vai impondo restrições a fim de controlar a bolha que ameaçava rebentar.
Ainda assim, foram muitos os craques que na última década aproveitaram o forte investimento da China no futebol para amealhar alguns milhões. Assim, vão beneficiar de uma reforma muito mais tranquila.
Que digam estas estrelas do futebol mundial que trocaram os melhores clubes do Mundo pela pouco conhecida Superliga chinesa, como aconteceu com o atacante brasileiro Óscar.
Brasil em destaque
Em 2017, Óscar mudou-se do Chelsea de Londres para o Shanghai SIPG, clube ao qual ainda estará ligado até 2024.
Entretanto, o internacional brasileiro já terá amealhado mais de 100 milhões de euros, de acordo com as estimativas do Finance Football.
A Óscar se juntaram mais uns quantos internacionais brasileiros de qualidade mundial, como Hulk, Alex Teixeira ou Talisca.
Estes jogadores também juntaram milhões de euros durante as últimas épocas em que estiveram na liga chinesa.
Atualmente ao serviço do Atlético Mineiro, Hulk terá recebido mais de 70 milhões de euros nas mais de quatro temporadas no Shanghai SIPG, onde foi colega de Óscar.
Embora em final de contrato com o Beijing Guoan no final do ano, mas Bakambu regressará a casa com a conta reforçada.
Ao serviço do clube da capital, o avançado congolês terá recebido mais de 70 milhões.
Tevez ganhou 37 milhões numa época
Mas há outros nomes sonantes passaram pelo futebol chinês nos últimos anos. Durante uma época os adeptos do Shanghai Shenhua vibraram com os gols de Carlos Tevez.
O astro argentino foi o mais bem pago na temporada de 2017, com um salário estimado de 37,5 milhões.
Além de Tevez, há outro argentino que também fez furor na China. Ezequiel Lavezzi, representou o time de Hebei durante 4 épocas e terá auferido 56 milhões. Lavezzi está hoje em dia aposentado.
Também há italianos: Graziano Pelle e Eder, que terão recebido cerca de 65 milhões de euros e 40 milhões, respetivamente.
E um belga: Felaini, que nas duas temporadas no Shandong Luneng faturou 25 milhões.