O que é que Messi e Aguero têm em comum? Além de serem os melhores jogadores argentinos dos últimos anos, os dois avançados estão em fim de contrato nos respetivos clubes e poderão sair a custo zero, ainda que os seus passes estejam avaliados em milhões de euros. Se Messi pode trocar o Barcelona pelo City, Aguero poderá fazer a viagem inversa. Mas há mais jogadores cujos contratos expiram dentro de meses. Veja aqui um 11 top em fim de contrato.

Donnarumma

O guardião do AC Milan tem apenas 22 anos mas já é considerado um dos melhores do mundo e dono e senhor das balizas da seleção italiana por muito tempo. Sim, o estatuto de promessa do futebol mundial já lá vai, como confirmam os 60 milhões de euros de valor de mercado, segundo o site Transfermarkt. Para onde vai a seguir? O Real Madrid foi o último a juntar-se à lista de rumores.

García

O jovem defesa central do Manchester City já terá as malas prontas para Barcelona, ainda que Guardiola tenha tentado convencer a permanecer nos citizens. Eric García tem um valor de mercado de 20 milhões que não corresponderão totalmente à sua margem de progressão que tem pela frente. Será um regresso a Camp Nou, onde o jogador de 20 anos e já internacional pela Espanha (7 internacionalizações) foi formado.

Ramos

O histórico defesa do Real Madrid também tem o seu futuro em aberto. Muito se especulou sobre a sua situação contratual nos merengues, mas tudo parece encaminhar-se no mesmo sentido: a saída da capital espanhola. PSG é o destino mais badalado, embora o City também poderá ter uma palavra a dizer. Sergio Ramos já é um veterano, tem 35 anos, e já foram públicas as divergências com o presidente do Real, Florentino Peres. Tem o seu passe avaliado em 14 milhões de euros.

Alaba

O defesa austríaco vai sair do campeão alemão para o Real Madrid, onde terá um contrato milionário à sua espera. David Alaba foi um dos destaques da hegemonia do Bayern nos últimos anos no futebol doméstico. O facto de ser um defesa capaz de jogar em várias posições no campo é uma mais-valia para qualquer clube, incluindo a sua seleção. Aos 28 anos, está no ponto alto da sua carreira, apresentando um valor de mercado de 55 milhões.

Wijnaldum

Aos 30 anos, o médio holandês também já decidiu que não vai renovar o seu vínculo com o Liverpool e que quer uma nova aventura. A imprensa indica irá ingressar no Barcelona, onde irá encontrar os seus compatriotas Ronald Koeman e Frank de Jong. Georginio Wijnaldum, com 30 anos, é um dos donos do meio campo da seleção holandesa e mercado não lhe faltará se sair a custo zero dos reds. O seu valor de mercado é de 35 milhões.

Modric

O pequeno génio do meio-campo do Real Madrid e da Croácia também está em fim de contrato. Com 35 anos, Luka Modric ainda terá alguns anos pela frente na alta competição? As exibições categóricas na capital espanhola dizem que sim. O médio tem um valor de mercado de 10 milhões de euros, mas isso não diz nada sobre a sua qualidade dentro de campo e não faltarão interessados caso não continue em Madrid.

Calhanoglou

Aos 27 anos, o médio turco está no ponto alto da carreira, mas o contrato no AC Milan está a chegar ao fim. Hakan Calhanoglou tem sido um dos destaques dos milaneses esta época, que têm estado arredados dos maiores palcos europeus nos últimos anos. Calhanoglou tem um valor de mercado de 35 milhões de euros.

Messi

Não há muitos clubes que podem suportar o salário – ainda recentemente se ficou a saber o contrato de 500 milhões que tem em Barcelona — e corresponder à ambição do astro argentino. Há dois destinos que têm sido mais associados ao futuro de Messi: Manchester City de Guardiola e o PSG de Neymar. Há uma possibilidade de o avançado permanecer no Barcelona, mas as chances são baixas. Aos 33 anos, Messi continua com uma cotação em alta no mercado: 80 milhões de euros.

Draxler

O alemão prometeu muito quando despontou no Schalke 04 e, depois de uma passagem curta pelo Wolfsburgo, transferiu-se para o PSG, onde ainda não se impôs. Diga-se também que a concorrência na capital francesa tem sido sempre feroz e abundante, o que também poderá ajudar a explicar que o médio alemão, avaliado em 20 milhões, ainda tenha de confirmar os seus créditos. Em fim de contrato, Draxler, com 27 anos, ainda vai a tempo de corresponder?

Aguero

O argentino já disse que não vai renovar pelo Manchester City uma década depois de ter assinado pelos citizens, ao serviço dos quais já marcou mais de 180 golos. O seu destino mais provável será Barcelona, onde poderá reencontrar o seu colega de seleção Messi – se este continuar na Catalunha. Sergio Aguero já tem 32 anos, mas ainda tem muito futebol nos pés. Apresenta um valor de mercado de 25 milhões de euros.

Depay

Mais um holandês em fim de contrato com o seu clube, neste caso o Olympique de Lyon, onde se reencontrou após uma passagem algo apagada e até desapontante pelo Manchester United. Como Wijnaldum, também Memphis Depay poderá trocar a Premier League pelo todo-poderoso Barcelona. O holandês de 27 anos tem uma cotação de mercado de 45 milhões de euros. Sem gastar muito dinheiro no mercado, os catalães preparam-se para uma superequipa.