Pixnio

Muito mais do que um esporte internacionalmente aclamado, o futebol é, hoje, um mercado que vive de vários elementos externos e que movimenta a economia mundial. Por todo o mundo, o futebol se assume como um negócio milionário e, na Europa, isso é ainda mais visível. Conheça melhor o impacto econômico do futebol.

O mundo dos esportes está se revolucionado e o futebol não é exceção. No Brasil conseguimos assistir a essa realidade, observando que, muito mais do que uma estrutura de lazer, esse meio começa a se transformar, tornando-se uma atividade rentável e motivando, até, o interesse de diversas corporações.

Ainda que no Brasil isso seja visível, todo o universo relacionado com o mediatismo das plataformas, os acordos de bastidor, as transferências milionárias e as incríveis contratações são realidades que parecem ainda mais destacáveis no futebol europeu.

Se tratando de um setor econômico e de uma área de negócios, o futebol não pode, já, ser falado sem considerar todas as transações que envolve, quer ao nível das contratações, como do gerenciamento dos times, de seus patrocínios e de seus direitos de transmissão.

Numa fase onde cada vez mais pessoas investe no futebol, inclusivamente procurando as melhores odds de futebol e colocando apostas esportivas, se torna pertinente olhar para as ligas europeias, já que são aquelas onde esse fenômeno é mais visível, havendo movimentações econômicas milionárias para manter a modalidade.

Venha compreender como o mercado do futebol está se tornando um setor financeiro cada dia mais evidente, tanto ao nível nacional, como europeu e internacional.

Futebol europeu e seus números incríveis

Se você avaliar, ao longo da última década, os valores sobre as transferências de jogadores, os contratos realizados pelos principais times europeus e as ofertas de patrocinadores para as principais ligas da Europa, provavelmente você compreenderá que o mundo dos esportes já não é somente um espaço de entretenimento mas, muito mais, um mercado econômico de sucesso.

Quase todas as interações financeiras dos maiores clubes europeus movem milhões de euros e uma análise das finanças do futebol – análise essa que sempre se realiza anualmente – revela que os valores do investimento estão crescendo, sendo que, somente na época 2017-18, mais de 28 mil milhões de euros tenham sido transacionados.

Mais surpreendente ainda é que este valor esteja maioritariamente nas mãos de apenas 5 ligas europeias, incluindo aspetos como a transmissão de seus jogos, seus patrocínios, suas ligações comerciais e, claro, suas contratações.

As ligas europeias com maior impacto financeiro

Os valores econômicos relacionados com o futebol na Europa são surpreendentes e refletem bem a forma como também no Brasil e no resto do mundo o futebol é um esporte com forte impacto na economia.

Na Europa, as cinco ligas que mais movimentam o mercado são a inglesa, a alemã, a francesa, a espanhola e a italiana. Segundo os dados emitidos pela análise anual, a grande maioria das transações financeiras de destaque partem dessas ligas nacionais, sendo elas a transacionar valores maiores nas suas transferências e aquisições.

SEM COMENTÁRIOS