O primeiro-ministro, António Costa, vai receber nesta terça-feira, em São Bento, os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), de Benfica, FC Porto e Sporting, para discutir as condições da retoma das competições de futebol durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com a agência Lusa, que cita fonte do Governo, a reunião juntará na mesa sala Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa e Frederico Varandas, além de Fernando Gomes. O encontro está marcado para as 18h00.

“O tema central da reunião é analisar em que termos pode ser efetuada a retoma dos campeonatos profissionais e o levantamento de restrições na área do desporto”, referiu a mesma fonte à agência Lusa.

Desde meados de março que a Liga portuguesa está parada devido à pandemia do Covid-19. Ainda não há previsão para o regresso das competições, embora muitos clubes comecem agora a planear o regresso aos treinos tendo em vista retomar os campeonatos no mês de junho. Para evitar o risco de contágio, os jogos serão realizados à porta fechada e os jogadores vão ser testados à Covid-19 de forma regular.

Fifa propõe cinco substituições por equipa para evitar sobrecarga no regresso do futebol

Reunião com instituições olímpicas

António Costa marcou ainda reuniões de trabalho com instituições olímpicas para as 17h00. Vão estar presentes o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, assim como os presidentes do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, e da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Cardoso.

“Em análise, estará o modo de preparação, em segurança, da fase de regresso gradual à atividade desportiva, a avaliação sobre o reinício dos treinos, das provas e das competições, as respostas às exigências de proteção dos atletas e demais trabalhadores, e, naturalmente, a segurança para o público e adeptos, em contexto Covid-19”, referiu à agência Lusa fonte do Governo.