A UEFA já tinha adiado para o próximo ano a realização da fase final do Campeonato da Europa de Futebol. Também as partidas da Ligas dos Campeões e da Liga Europa foram suspensas por tempo indeterminado, isto numa altura em que as ligas nacionais também estão paradas. Mas talvez já em junho os adeptos poderão voltar a sentir as emoções do melhor futebol do mundo, quer apoiando os seus clubes, quer desafiando a sorte nas melhores casas de apostas. Esta quarta-feira, em nova reunião por videoconferência entre as 55 federações nacionais, decidiu-se adiar os encontros relativos ao play-off de apuramento para o Euro 2020 que estavam agendados para junho, isto com o objetivo de dar prioridade aos campeonatos nacionais.

Em concreto, a UEFA deixou recomendações aos campeonatos nacionais de futebol para que terminem até ao dia 3 de agosto, a data limite para cada país indicar àquela entidade quais os clubes representantes nas competições europeias na próxima época.

Embora o dia não tenha sido revelado oficialmente por aquele organismo, que só adiantou quais as competições foram adidas ou canceladas, uma das federações presentes na reunião libertou essa informação publicamente.

Foi a Federação Holandesa de Futebol que, através do seu site oficial, revelou que “ficou estabelecido que todas as provas na Europa devem ser completadas antes de 3 de agosto, significando que “a competição terá de começar na segunda metade de junho”.

Mas tudo vai depender da evolução do surto que já infetou mais de 300 mil pessoas em todo o mundo e continua a ser sobretudo um grave problema na Europa.

Que decisões foram tomadas esta quarta-feira?

Foram várias as medidas que o comité executivo da UEFA, depois da reunião com as federações-membro daquele organismo, tomou. A saber:

Sobre as competições:

  • Todos os jogos das seleções nacionais masculinas e femininas, que estavam agendados para junho de 2020, são adiados até novo aviso. Isto inclui o play-off para o UEFA Euro 2020 e os jogos de qualificação para o UEFA Women’s EURO 2021.
  • Todos os outros jogos das competições da UEFA, incluindo os amigáveis internacionais centralizados, permanecem adiados até nova informação.
  • Competições jovens de seleções nacionais:

(i) a fase final do Campeonato da Europa de Sub-17 da UEFA, prevista para maio de 2020, está cancelada;
(ii) a fase final do Campeonato da Europa Feminino de Sub-19 da UEFA, prevista para julho de 2020, está cancelada;
(iii) a fase final do Campeonato da Europa Feminino de Sub-17 da UEFA, prevista para maio de 2020 está adiada até novo aviso (tal como a qualificação para o Campeonato do Mundo Feminino de Sub-17 da FIFA);
(iv) a fase final do Campeonato do Mundo de Sub-19 da UEFA, prevista para julho de 2020 está adiada até novo aviso (tal como a qualificação para o Campeonato do Mundo de Sub-20 da FIFA).

  • A fase final da UEFA Futsal Champions League, prevista para abril de 2020, está adiada até novo aviso.
  • Os prazos relacionados com todas as competições de clubes da UEFA de 2020/21 são adiados até novo aviso, em especial no que se refere ao processo de admissão e registo de jogadores. A UEFA estabelecerá novos prazos em devido tempo.

“Fair play” financeiro adiado

O comité executivo reiterou o seu total empenhamento com o licenciamento de clubes e o “fair play financeiro”, e concordou que as atuais circunstâncias excecionais requerem algumas intervenções específicas para facilitar o trabalho das federações-membro e dos clubes.

O comité apoia a proposta de dar às federações mais tempo para concluir o processo de licenciamento dos clubes, até que o processo de admissão às competições de clubes da UEFA da próxima temporada esteja redefinido.

Como resultado da crescente incerteza gerada pelos eventos extraordinários em curso, o comité executivo decidiu também suspender as disposições de licenciamento de clubes relacionadas à preparação e avaliação das futuras informações financeiras dos clubes. Esta decisão aplica-se exclusivamente à participação nas competições de clubes da UEFA para 2020/21.