O El Clássico está de volta. E nada melhor do que ser jogado na época natalícia. Amanhã, Real Madrid e Barcelona defrontam-se em mais um jogo de colossos europeus, que promete, mais uma vez, monopolizar os holofotes do mundo do futebol. A equipa de Lionel Messi lidera o campeonato de forma folgada, mas Cristiano Ronaldo e companhia querem terminar um ano de luxo da melhor maneira.
Ler mais: Real Madrid contra Barça: quase 1.100 milhões de euros em campo
O encontro não ganha o destaque apenas pelo confronto. Na vertente financeira a partida dá ainda mais cartas do baralho. O Finance Football andou a juntar vários dados e, depois, das contas chegou à conclusão que os onze iniciais previstos para a partida ultrapassam os 980 milhões de euros. A fonte de pesquisa dos dados foi o Transfermarkt.
Não é dos confrontos, onde estão os planteis mais caros de sempre, mas decerto continuam a ser os de maior cotação.
Do lado do Real Madrid, a figura de destaque é obviamente Cristiano Ronaldo. O valor de mercado do internacional Português está nos 100 milhões de euros. O campeonato não está a ser dourado para o jogador, mas leva oito golos nos últimos sete jogos. No clássico, o melhor do mundo tem já 17 golos marcados.
Ler mais:
Mundial de Clubes: Real Madrid vale quatro vezes mais que as outras equipas juntas
Real Madrid termina época com receitas de 674,6 milhões
Football Leaks: Real Madrid’s Adidas contract worth €1bn
Do lado do Barcelona, como não podia deixar de ser, a figura de maior relevo é Lionel Messi. O internacional Argentino está avaliado em 120 milhões de euros. O craque ganhou, recentemente, o prémio de melhor jogador da La Liga da última época.
Ler mais:
Barcelona é a equipa que mais gasta em salários
Barcelona regista receitas recorde
Ranking academias de Espanha: Barcelona já lucrou 145 milhões com ‘cantera’
Os jogadores com mais avaliação neste jogo são, de seguida: Toni Kroos (70 milhões de euros), Luís Suárez (90 milhões de euros) e Sergio Busquets e Karim Benzema com um valor de 60 milhões de euros.
Contudo, nem só de galácticos se faz a partida. Há jogadores que não chegam, sequer, aos 10 milhões de euros. Exemplo disso é Thomas Vermaelen, defesa-central que deverá substituir Samuel Umtiti nos blaugranas.
Os 11 iniciais de cada equipa atingem os 503 milhões, nos blancos, e os 480 milhões de euros nos catalães. Porém, se virmos o panorama geral da temporada de cada clube espanhol, o Real Madrid tem um plantel avaliado em 743,8 milhões de euros, enquanto o Barcelona se fica pelos 706,5 milhões de euros.
Outros números…
O número estimado de espectadores para assistir ao último clássico do ano, vai atingir os 650 milhões. Os dados foram anunciados pela Liga Espanhola. O jogo vai ser visto em 185 países.
A estratégia de internacionalização já atingiu o mercado asiático. Num dos últimos clássicos visto na China, por exemplo, a audiência atingiu 2,8 milhões de espectadores.
Espera-se ainda, 81044 adeptos no Estádio Santiago Bernabéu.
Quem ganha na Internet?
Não só de futebol e números financeiros se faz o dérbi. Nas redes sociais, já há algum tempo que a competição entre os dois maiores clubes do mundo começou. No total, o Barcelona atinge os 220 milhões de seguidores, espalhados pelo Facebook, Twitter e Instagram. O Real Madrid chega, apenas, aos 206 milhões de seguidores.
Nas redes sociais as contas dos clubes variam em línguas. Por exemplo, o clube de Valverde tem quatro contas no Facebook e 11 contas no Twitter. O conjunto de Zidane tem duas contas no Facebook e cinco no Twitter.
Um dado curioso é as estrelas de cada equipa terem muitos mais seguidores. Cristiano Ronaldo tem mais de 300 milhões de fãs, enquanto Lionel Messi atinge os 171 milhões de fãs.