O capitão da seleção ganesa de futebol, Asamoah Gyan, tornou-se recentemente no primeiro jogador a ser dono de uma companhia aérea. Aos 31 anos de idade, o ganês lança a Baby Jet Airlines. O anúncio foi feito pelo presidente ganês, Nana Akufo-Addo, na African Airshow, que decorreu em Accra, no Gana.
Congrats! #Ghana leader @NAkufoAddo reveals #BlackStars
captain Asamoah Gyan @ASAMOAH_GYAN3 acquires license to operate an airline. #Monko pic.twitter.com/inDvh3c4eP— Ghana FA 🇬🇭 (GFA) (@ghanafaofficial) 25 de outubro de 2017
No passado, o nome de Asamoah Gyan era associado a um possível estrelato. No entanto, as suas decisões de carreira acabaram por o levar para longe dos grandes palcos. Depois de passagens por clubes como a Udinese, o Rennes e o Sunderland, o ganês rumou aos Emirados Árabes Unidos, para representar o Al-Ain.
Em 2015 e 2016 esteve ao serviço do Shanghai SIPG, onde foi um dos jogadores mais bem pagos do mundo. O seu salário base de 14,8 milhões de euros anuais deu-lhe asas para cumprir o seu desejo de ser dono de uma companhia aérea. Atualmente joga no Kayserispor da Turquia.
Asamoah vai preparando assim o seu futuro para depois de pendurar as botas. Inicialmente, a Baby Jet Airlines começará por operar aviões de carga, antes de se expandir para o serviço de passageiros.
Thanks President @NAkufoAddo, this is a call to work hard with my team to make the BBJ airline dream a reality soonest and create jobs.
— ASAMOAH GYAN (@ASAMOAH_GYAN3) 25 de outubro de 2017