Terminada a Liga Europa, a segunda competição mais importante de clubes na Europa, está na altura de ver quanto ganhou cada equipa. Os valores em nada se comparam à Champions League, mas são tidos em conta pelos clubes mais pequenos. No total, foram distribuídos 399,8 milhões de euros pelos 48 clubes participantes (iniciais), mais os oito que vieram da Liga dos Campeões.

Dos 399,8 milhões de euros, 239,8 milhões são fixos e são distribuídos com base no desempenho durante a competição. São os prémios para as vitórias e a passagem à fase seguinte. Os outros 160 milhões de euros são distribuídos consoante vários fatores, incluindo o chamado market pool relativo aos direitos televisivos.

Como esperado, o Manchester United foi o clube que mais ganhou nesta edição da Liga Europa. Com 10 vitórias em 15 jogos efetuados, a equipa de José Mourinho chegou aos 14,69 milhões de euros em prémios fixos.

No máximo, um clube que ganhe tudo na edição pode arrecadar à partida 15,71 milhões de euros em Prize Money. Aos Red Devils faltou apenas um milhão para atingir o máximo.

Por seu turno, o outro finalista da edição 2016-2017 da Liga Europa atingiu os 12,23 milhões de euros. Foram os holandeses do Ajax.

 Sob a batuta de José Mourinho, aos poucos o Manchester United regressa à ribalta europeia. A última taça europeia que o clube venceu foi em 2007/08.

A época terminou em grande para os red devils, mas não foram favas contadas. A Adidas chegou a ponderar romper o contrato depois de um arranque pouco positivo, para o qual também contribuiu o Brexit, que teve implicações na dívida do histórico emblema britânico.

O único clube português que participou na prova foi o Sporting de Braga. Amealhou cerca de 3,3 milhões de euros depois de não ter ser superado a fase de grupos.

Este artigo resultou de um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo Finance Football e com informação relativa a prémios do organismo da UEFA. Todos os micro-dados utilizados nesta pesquisa estão disponíveis para consulta (meios de comunicação social e/ou investigadores), mediante pedido ao Finance Football.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA