A transferência de Renato Sanches do Benfica para o Bayern de Munique, firmada no final da época passada, permitiu aos benfiquistas encaixarem 35 milhões de euros de uma assentada. Mas a receita obtida pelos encarnados com a saída do jovem da Musgueira provavelmente não ficará por aqui. Se as coisas correrem bem a Renato – e ao Benfica… – ainda podem estar na calha mais 5 milhões de euros. O que tornaria o jogador bávaro no jogador mais rentável da história do futebol português, lado a lado com João Mário.

As contas são fáceis de fazer. Tudo resulta de uma cláusula no contrato de compra e venda entre Benfica e Bayern de Munique, que estipula que por cada 25 jogos disputados pelo médio lusitano o clube bávaro terá de pagar mais 5 milhões de euros. Ora, apesar de a época não ter corrido de feição a Renato Sanches – nunca se conseguiu afirmar no onze, e acabou sempre por ficar na sombra de Vidal e Xabi Alonso – a verdade é que até agora já leva 23 partidas.

Bastam portanto mais dois jogos para que o Benfica consiga encaixar os desejados cinco milhões. Neste momento, o Bayern tem pelo menos mais sete jogos ‘certos’, podendo aumentar este número para nove – caso avance para as meias-finais da Liga dos Campeões, anulando a desvantagem que leva contra o Real Madrid, e se sobreponha ao Borussia de Dortmund nas meias-finais da Taça alemã.

Um facto que joga a favor do Benfica é o facto de o Bayern estar neste momento com uma vantagem folgada no campeonato germânico. Tem mais oito pontos do que o segundo classificado, o que pode levar Carlo Ancelotti a rodar um pouco o plantel nos jogos internos que faltam. A rotação abriria naturalmente a porta à utilização do ex-benfiquista, que teve uma primeira época apagada.

A confirmar-se este valor, a valorização de Renato Sanches – isto é, o preço a que foi vendido menos o custo que teve para o seu clube – passaria de 35 para 40 milhões de euros. Segundo contas do Finance Football, a primeira posição deste ranking ainda é liderada pelo sportinguista João Mário, com Renato em quarto lugar. Subindo o encaixe para 40 milhões, também subiria a posição relativa do jovem da Musgueira, que ultrapassaria jogadores como Hulk ou James.

Além disto, Renato subiria também várias posições no ranking das transferências mais caras do ano passado. Da 13ª posição passaria directamente para a 9ª, e a 15 milhões de euros de entrar no TOP 3.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA