Vários clubes do segundo escalão espanhol, a La Liga 1|2|3, estão a unir-se na procura por novos patrocínios conjuntos. Esforços já foram feitos para o projeto seguir em frente, inclusive uma recente reunião entre os responsáveis de marketing de diferentes clubes.

“Foi uma primeira reunião light, para colocar o plano em cima da mesa e ver que equipas estariam interessadas e como se poderia articular”, contaram fontes conhecedoras da reunião, citadas pelo site Palco 23.

Ficou já decidido que os clubes interessados deverão analisar os patrocínios que pretendem desfazer-se e ver quais os acordos de exclusividade que poderão ter com outras marcas e que impediriam a agregação de outros clubes a esse patrocínio. “A ideia está em ganhar massa crítica para que se possam negociar maiores e melhores contratos”, acrescentaram.

Ver mais: Patrocínios das camisolas da La Liga 2016-2017

O conceito não é novo e já foi tentado anteriormente pela La Liga, quando os clubes firmaram um contrato com a Sockatyes, que adquiriu os direitos de media dos jogadores do principal escalão espanhol. Esses direitos foram depois vendidos a empresas, como a Konami e a EA Sports, para a utilização em videojogos (Pro Evolution Soccer e FIFA, respetivamente).

A iniciativa atraiu principalmente a atenção de clubes mais pequenos, que vêm o projeto como uma oportunidade de valorizarem os seus contratos publicitários. Por outro lado, alguns clubes com maior impacto social, dificilmente estariam interessados.

Os patrocínios partilhados facilitariam o trabalho das empresas espanholas, que viram os seus orçamentos de publicidade reduzidos significativamente durante a crise económica em Espanha.

Segundo dados da La Liga, as receitas conseguidas pelos clubes da segunda liga espanhola passaram de um total 14,2 milhões de euros em 2011/12 para 11,2 milhões em 2014/15.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA