A FIFA, orgão máximo do desporto-rei, aprovou a alteração do Mundial de futebol, de um formato de 32 para 48 equipas. O novo formato entra em vigor apenas no Campeonato do Mundo de 2026.

Em comunicado, a FIFA garantiu a unanimidade da decisão, que prevê que as 48 seleções sejam distribuídas por 16 grupos, com três nações em cada grupo. O sistema de oito grupos será abandonado, com o sistema de 16 grupos a poder entrar em prática já nas próximas edições da competição.

Segunda a FIFA, “o formato de 48 equipas parece oferecer o valor mais tangível e intangível”, reconhecendo, no entanto, que o modelo de 32 equipas produz o futebol de maior qualidade. O órgão que tutela o desporto rei afirmou também que uma eliminatória adicional e um total de 80 jogos durante os 32 dias de competição iriam apelar mais aos patrocinadores e valorizaria os direitos televisivos.

Com a alteração do formato, a FIFA garante que as receitas geradas com o Mundial seriam maiores, estimando um aumento de 20% dos 5,5 mil milhões de euros previstos para a próxima edição do Mundial, realizada na Rússia em 2018. Apesar dos custos organizacionais se tornarem maiores com a expansão – entre 2 e 2,3 mil milhões de euros – o lucro poderia atingir os 640 milhões.

Apesar do número de jogos aumentar, cada nação continuará a jogar as mesmas sete partidas que disputava no formato anterior. O total de 80 jogos seria disputado dentro dos 32 dias de competição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA