A Liga espanhola anunciou uma revolucionária parceria com a Microsoft. Na mesma semana em que também fechou um contrato de publicidade com a marca Stihl (ver abaixo), a ‘La Liga’ revelou aos seus seguidores que dentro em breve poderão acompanhar o futebol espanhol de forma mais contínua e personalizada – tudo graças às inovações tecnológicas proporcionadas pela empresa de Redmond.

O objectivo é usar as novas ferramentas – como inteligência artificial, a ‘nuvem’ (cloud) e o big data – para ajudar a ‘La Liga’ a personalizar a sua interacção com os seus 1.600 milhões de seguidores nas redes sociais. Por exemplo, isto permitirá que os apoiantes do Real Madrid possam receber em tempo real informação estatística sobre o seu clube, números comparativos dos jogadores e até ‘flashes’ com os outros resultados que interessam para a posição classificativa do Real. Os adeptos estarão permanentemente ‘imersos’ na realidade do seu clube.

“Hoje anunciamos uma estratégia digital que é fundamental para nós”, contou Javier Tebas, presidente da LaLiga. “Hoje em dia”, prosseguiu, “não basta estar com os adeptos durante os 90 minutos da partida. É preciso dar um passo além e acompanhá-los fora do estádio também. Esta aliança vai permitir-nos crescer e no futuro seremos também a maior liga do mundo no âmbito económico”, concluiu.

A empresa de Bill Gates fornecerá também diversas soluções no que toca a uso das tecnologias na gestão desportiva. Os adeptos vão ter muito mais informação sobre os clubes, e a Liga Espanha terá, também ela, muito mais informação sobre os seus seguidores.

A ‘La Liga’ juntou-se também à Stihl, a empresa alemã de ferramentas. O evento de inauguração contou com a presença de Fernando Morientes, antiga glória do Real Madrid, e Kiko Narváez, ex-jogador do Atlético Madrid.

“A LaLiga junta forças com uma marca líder no mercado internacional numa semana muito simbólica, a semana do El Clásico, o evento desportivo mais visto no mundo” afirmou Adolfo Bara, diretor de vendas, marketing e patrocínio do órgão máximo do futebol espanhol.

A parceria com o grupo alemão faz parte do contínuo processo de expansão mundial da LaLiga, que abriu inclusive escritórios na Nigéria e na Índia.