Um gesto bonito e que só engrandece o futebol. A marca alemã Adidas autorizou os clubes brasileiros com os quais tem contrato a usarem a camisola do Chapecoense, cuja equipa seguia no avião que se despenhou na Colômbia, na fase final do Brasileirão.
O Palmeiras foi o primeiro emblema a manifestar interesse em vestir a camisola do clube de Chapecó no seu último jogo do torneio, que acontece na próxima semana, diante do Vitória, em Salvador.
A ideia partiu do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, que obteve o consentimento da Crefisa e FAM, os dois patrocinadores principais da camisola, na tarde da última terça-feira. Só faltava mesmo a luz verde da Adidas, a fornecedora de material desportivo, que também não viu problema em associar-se à homenagem ao Chapecoense, que veste Umbro.
Mas o gesto da Adidas foi mais longe. A fabricante de equipamento desportivo alemã não só autorizou o Palmeiras como os outros clubes que vestem Adidas a prestarem homenagem aos que morreram no voo trágico do Chapecoense, que seguia para a Colômbia para disputar a primeira final internacional da história do clube, frente ao Atlético Nacional, para a Taça Sul-Americana.
“A Adidas está sensibilizada com o trágico acontecimento que envolveu a equipa do Chapecoense e entende que, num momento como este, as marcas e cores ficam em segundo plano”, referiu a Adidas em comunicado.
“Em solidariedade aos atletas, comissão técnica, dirigentes do clube e jornalistas, a Adidas irá apoiar e participar de todas as homenagens planeadas pelos clubes patrocinados pela marca. #ForçaChape”, divulgou a empresa alemã.
Na sua conta oficial, também a Umbro deixou uma mensagem de solidariedade:”A Umbro está profundamente triste com as trágicas notícias que envolveu o Chapecoense. Os nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles que foram afetados pelo acontecimento”.
Umbro is deeply saddened by the tragic news involving @ChapecoenseReal and our thoughts and prayers are with those involved. pic.twitter.com/hiYNqOg9wJ
— Umbro (@umbro) 29 de novembro de 2016
Também o Flamengo deverá aderir parcialmente à iniciativa. De acordo com o site Máquina do Esporte, o clube deverá entrar em campo com a camisola do Chapecoense e, durante o jogo com o Atlético-PR, usará o uniforme habitual com o escudo do clube chape.