Vem aí a primeira liga de futebol ‘virtual’. A Liga de Futebol Profissional (LFP), entidade que regula as principais divisões do futebol francês, assinou um contrato com a EA Sports, produtora do videojogo FIFA 2017, para a criação de uma liga e-Sports em França.

A eSport, para os menos entendidos, é uma modalidade recente de competição profissional de videojogos. Reconhecida desde 2000, o desporto eletrónico cresce a cada a ano e o futebol surge como um dos principais géneros da modalidade.

A nova liga terá como nome “e-Ligue 1” e vai contar com as 20 equipas presentes no campeonato principal de futebol de França. Cada clube irá patrocinar dois jogadores, um para a consola da Microsoft Xbox box 360 e outro para a Sony PS4. A partir daí, jogam todos contra todos.

O inicio da competição está marcado para este mês. Como vanguardista desta competição profissional, a LFP espera que as grandes ligas europeias comecem por adotar esta tendência. A ideia é que os campeões de cada país se juntem depois numa liga europeia de eSport FIFA 17.

eSports
Exemplo de um evento de eSports, nos EUA.

Esta noticia da Ligue 1 surge depois do Paris Saint Germain anunciar uma aposta forte no mercado do desporto eletrónico, atualmente avaliado em 5 mil milhões de euros.

O processo está a desenvolver-se tão rápido que a LFP acaba de confirmar um contrato de transmissão com a Bein Sport e Webedia. O acordo compromete-se a transmitir todos os jogos da temporada inaugural da e-Ligue 1.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA