O Manchester United é o clube de futebol que mais gasta em salários. De acordo com um estudo, a equipa de José Mourinho gasta em média 6,7 milhões de euros em ordenados.
A análise foi feita pela Global Sports Salaries Survey (GSSS) e aplicou-se a vários clubes de inúmeras modalidades. O basquetebol surge no topo do ranking, mas também não faltam clubes de futebol na lista dos melhores empregadores desportivos.
E, nesta categoria, o domínio da Premier League é evidente, com cinco clubes no top10. Como o Finance Football noticiou recentemente, a liga inglesa tem um salário médio anual de 2,83 milhões de ano. As ligas espanhola, italiana e alemã pagam, em média, pouco mais de 1,45 milhões de euros a cada jogador.
A equipa dos Red Devils é, assim, a que mais gasta, com um valor fixado nos 6,7 milhões de euros em ordenados. De seguida, aparece o FC Barcelona (6,56 milhões de euros), o Manchester City (6,3 milhões de euros) e o Real Madrid (5,86 milhões de euros).
A lista das 10 equipas que mais despendem em salários inclui ainda o Chelsea, o Paris-Saint Germain, o Bayern Munich, a Juventus, o Arsenal e o Liverpool.
Mas a nível global a questão muda de figura. No conjunto dos clubes – e independentemente da modalidade –, o rei dos salários mora nos Estados Unidos e foi campeão da NBA no último campeonato. São os Cleveland Cavaliers, que desembolsam uma média de 7,57 milhões de euros por jogador.