O Barcelona pode vir a ter de mudar de equipamento ainda esta época. E as razões da mudança não são de ordem estética, mas legal. É que a Nike, que veste o Barcelona, está a ser processada pela Adidas, supostamente por ter criado um equipamento blaugrana que “se assemelha às características de design” da marca alemã.
A Adidas já terá, aliás, enviado a queixa à United States Patent and Trademark Office (USPTO), a instituição que tutela as patentes e as trademarks nos Estados Unidos. A marca que veste os seus rivais madrilenos argumenta que as riscas do equipamento do Barcelona se assemelham às riscas usadas tradicionalmente pela Adidas, causando confusão nos seus clientes, que associam o equipamento à sua marca.
Segundo informação da imprensa internacional, a USPTO está a ponderar seriamente a queixa apresentada contra a Nike. O que poderia, no limite, levar a que a equipa de Camp Nou tivesse de alterar o seu equipamento com a época já a decorrer.
No entanto, o Barcelona defende que já teria apresentado uma proposta de patente para as riscas do seu kit, descrevendo-as como “um quadrado que contém sete riscas verticais”.
Aquando da apresentação nas redes sociais do novo equipamento para a temporada de 2016/2017, o Barcelona procurou recuperar a tradição, voltando novamente às riscas verticais, que já eram habituais de outros equipamentos no passado.
É de relembrar ainda que o Barça renovou a sua parceria com a Nike ainda no final do mês de Outubro, assinando um contrato recorde no valor 155 milhões de euros válido a partir de 2018.