O conglomerado chinês Dalian Wanda fechou um acordo com a FIFA para organização de um novo torneio de futebol na China, durante o Inverno, e que contará com a presença das principais selecções nacionais da Europa e das Américas.
A primeira edição da China Cup terá lugar em Nanning, na região de Gaungxi, entre os dias 9 e 16 de Janeiro do próximo ano.
Para já, serão quatro as selecções nacionais, incluindo a China, a participar neste torneio anual, embora o número de equipa vá aumentar “gradualmente” para oito, anunciou a Wanda.
A introdução deste torneio foi já aprovado pela FIFA, assim como pela Associação Chinesa de Futebol e pela Confederação Asiática de Futebol.
Relacionado: Chineses querem criar uma ‘nova’ Champions League na Europa
Os direitos da China Cup são detidos pela divisão Wanda Sports Holdings do grupo chinês, que explicou, em comunicado, que “além deste evento, a China não irá acolher mais nenhuma competição internacional similar”.
“Para ajudar a acelerar a competição, três equipas com estilos semelhantes aos países asiáticos e com níveis de jogo mais elevados serão convidados para participar na Taça da China em 2017”, explicou a Wanda.
E acrescentou que: “A partir de 2018, a Taça da China vai convidar países da Europa e das Américas cujas selecções têm elevados níveis de jogo, permitindo que as estrelas internacionais do futebol possam jogar perante um grande número de adeptos de futebol chineses no palco da Taça da China”.
A Wanda referiu ainda que esteve em negociações com mais de 100 agentes ao longo dos últimos dois anos para desenvolver este projecto.
A Taça da China é mais um passo na estratégia ambiciosa da Dalian Wanda no futebol. Na semana passada, foi notícia o interesse do grupo chinês em criar uma nova Champions League, com os principais clubes europeus.