A TVI assegurou a transmissão dos jogos da fase final do Campeonato da Europa de futebol 2020, onde Portugal fará a defesa do título conquistado há quatro anos em França.

A estação de Queluz de Baixo informou esta quarta-feira que fechou um acordo com a Sport TV para transmitir em sinal aberto todos os jogos da seleção portuguesa no Euro 2020.

“A TVI com este acordo, passará a ser o único canal aberto em Portugal, a transmitir em exclusivo aos portugueses a exibição de um total de 22 jogos, um por cada dia de competição, incluindo o jogo de abertura a 12 de junho e a final que está marcada para o dia 12 de julho”, adiantou a TVI em comunicado.

Além dos jogos da seleção comandada por Fernando Santos, a TVI garantiu ainda à Sport TV mais nove jogos da fase de grupos, quatro jogos dos oitavos de final, as duas meias finais, assim como o jogo de abertura e a final do Euro 2020.

O pacote incluirá ainda resumos alargados dos jogos para serem transmitidos pela TVI24, o canal de informação no cabo da TVI. A TVI24 irá assim passar programas com uma hora de imagens diárias dos principais momentos de todos os jogos da prova.

Para Nuno Santos, diretor de programas da TVI, o acordo celebrado com a Sport TV, que detinha os direitos televisivos para Portugal, insere-se na estratégia de oferecer um conteúdo “transversal à oferta de programação” do canal. Também considerou que “permitirá uma reaproximação da TVI aos públicos”, potenciando a “captação de investimento publicitário”.

Já a Sport TV afirmou que o acordo com a TVI garantirá que todos os portugueses poderão ter acesso “à mais aguardada competição europeia de futebol, onde Portugal é detentor do título, segundo as declarações de Nuno Ferreira Pires, CEO do canal desportivo de cabo.

A Sport TV mantém a totalidade da transmissão dos 51 jogos do Euro 2020.

O Euro 2020 arranca a 12 de junho, com o jogo entre a Turquia e a Itália, que será disputado em Roma. Portugal está inserido no grupo F, com França, Alemanha e a seleção vencedora do playoff A.