O sucesso do futebol islandês é uma das chaves para o futuro do turismo do país nórdico. Esta é uma das convicções dos responsáveis pelo turismo da Islândia, referindo o registo do crescimento de 3,3 milhões de visitantes relativamente ao último ano.

As boas prestações da equipa nacional masculina islandesa nas competições internacionais, com apuramentos históricos para o Europeu de 2016 e Mundial de 2018, são umas das imagens de marca do país europeu. A seleção da Islândia subiu mais de 80 lugares no Ranking da FIFA/Coca-Cola, alcançando um histórico 18º lugar em março deste ano, o que reflete o desenvolvimento da equipa nórdica no panorama futebolístico mundial.

A Islândia garantiu um empate na sua primeira partida de sempre no Mundial, diante da vice-campeã Argentina.

No contexto económico, a Islândia também vive um momento ascendente. Após uma grave crise económica em 2008, o país reergueu-se e, hoje em dia, já ultrapassou o período mais negativo da sua história recente. Tradicionalmente, o país nórdico tem a pesca como o principal motor da sua economia mas, nos últimos anos, a soberania do setor tem sido posta em causa graças ao crescimento do turismo. Geologicamente, a Islândia é um dos países mais peculiares do mundo, graças à sua constante atividade vulcância. Por outro lado, o país europeu tem merecido destaque graças à série Game of Thrones, visto que várias partes foram filmadas no país insular.

Por outro lado, o futebol tem sido um dos maiores promotores da Islândia pelo mundo fora. As recentes boas prestações da Islândia têm merecido destaque na imprensa internacional e o próprio ministério de turismo do país referiu que o turismo tem crescido a nível turístico devido à exposição que o seu futebol tem tido além-fronteiras. “Nós, certamente, temos a oportunidade de usar essa atenção para nos promover de uma forma positiva”, referiu Skapti Orn Olafsson, porta-voz do Ministério do Turismo islandês.

Dentro de campo, a seleção islandesa procura garantir a qualificação para os oitavos-de-final do Mundial de 2018. Os nórdicos encontram-se no Grupo C, com a Argentina, Croácia e Nigéria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *