MANCHESTER, ENGLAND - DECEMBER 16: Raheem Sterling of Manchester City celebrates after scoring his sides fourth goal with his Manchester City team mates during the Premier League match between Manchester City and Tottenham Hotspur at Etihad Stadium on December 16, 2017 in Manchester, England. (Photo by Laurence Griffiths/Getty Images)

A Soccerex juntou uma lista dos clubes mais ricos e seguros financeiramente no mundo do desporto-rei, consoante o Índice de Finanças de Futebol (FFI). Este ano, o Manchester City chegou ao primeiro lugar, com uma cota de 4,883 (numa escala até 5).

Este é um novo relatório, com uma nova metodologia, que avalia e classifica os 100 clubes mundiais com base nas suas finanças e economias.

O clube inglês é detido pela Abu Dhabi United Group (87%) e o resto pela China Media Capital. As instalações foram recentemente alvo de intervenções de melhoria. A divida liquida situa-se abaixo dos 15 milhões de euros e tem um plantel avaliado em 637 milhões de euros. Kevin de Bruyne é a estrela maior dos Citizens, com um valor de 110 milhões.

Ler mais: Ranking: novos bilionários no mundo do futebol

Em segundo lugar surge o surpreendente Arsenal, com uma pontuação de 4.559 no FFI. Os bilionários Stan Kroenke e Alisher Usmanov são os proprietários do clube londrino. Infraestruturas com um valor de 766 milhões de euros e uma divida liquida inferior a 8 milhões.

Ler mais: Bilionário russo oferece 1,2 mil milhões pelo Arsenal

A fechar o pódio, encontra-se o Paris Saint-Germain, com 4.128 no FFI. Comprado em 2011, pelo Qatar Sports Investments (QSI), os franceses têm um grande potencial de investimento. A contratação de Neymar o último verão, fez claramente subir esta classificação.

A lista de 10 é completada por Guangzhou Evergrande, Tottenham, Manchester United, Chelsea, Real Madrid, Juventus e Bayern de Munique.

Ler mais: TOP50 Brand Finance Football 2017

Os clubes portugueses também aparecem na lista. Em 50º lugar, surge o Sporting CP. No 52º lugar, surge o FC Porto. No 64º posto, aparece o SL Benfica.

O Soccerex Football Finance 100 é fruto de valores calculados através do valor de mercado dos jogadores, os valores dos complexos de treino e jogo do clube, o dinheiro no banco, o investimento potencial do proprietário e a divida liquida. Os dados foram obtidos através da UEFA, Financial Times, Bloomberg, Forbes, Transfermarkt e Hoovers.