A Soccerex juntou uma lista dos clubes mais ricos e seguros financeiramente no mundo do desporto-rei, consoante o Índice de Finanças de Futebol (FFI). Este ano, o Manchester City chegou ao primeiro lugar, com uma cota de 4,883 (numa escala até 5).

Este é um novo relatório, com uma nova metodologia, que avalia e classifica os 100 clubes mundiais com base nas suas finanças e economias.

O clube inglês é detido pela Abu Dhabi United Group (87%) e o resto pela China Media Capital. As instalações foram recentemente alvo de intervenções de melhoria. A divida liquida situa-se abaixo dos 15 milhões de euros e tem um plantel avaliado em 637 milhões de euros. Kevin de Bruyne é a estrela maior dos Citizens, com um valor de 110 milhões.

Ler mais: Ranking: novos bilionários no mundo do futebol

Em segundo lugar surge o surpreendente Arsenal, com uma pontuação de 4.559 no FFI. Os bilionários Stan Kroenke e Alisher Usmanov são os proprietários do clube londrino. Infraestruturas com um valor de 766 milhões de euros e uma divida liquida inferior a 8 milhões.

Ler mais: Bilionário russo oferece 1,2 mil milhões pelo Arsenal

A fechar o pódio, encontra-se o Paris Saint-Germain, com 4.128 no FFI. Comprado em 2011, pelo Qatar Sports Investments (QSI), os franceses têm um grande potencial de investimento. A contratação de Neymar o último verão, fez claramente subir esta classificação.

A lista de 10 é completada por Guangzhou Evergrande, Tottenham, Manchester United, Chelsea, Real Madrid, Juventus e Bayern de Munique.

Ler mais: TOP50 Brand Finance Football 2017

Os clubes portugueses também aparecem na lista. Em 50º lugar, surge o Sporting CP. No 52º lugar, surge o FC Porto. No 64º posto, aparece o SL Benfica.

O Soccerex Football Finance 100 é fruto de valores calculados através do valor de mercado dos jogadores, os valores dos complexos de treino e jogo do clube, o dinheiro no banco, o investimento potencial do proprietário e a divida liquida. Os dados foram obtidos através da UEFA, Financial Times, Bloomberg, Forbes, Transfermarkt e Hoovers.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *