A Liga Portugal e a La Liga espanhola assinam um Memorando de Entendimento que visa apoiar o desenvolvimento dos clubes de futebol em ambos os países. Pedro Proença, presidente da liga portuguesa, diz que estão lançadas as bases para a criação de uma Liga Ibérica

Este acordo tem vários âmbitos. E um dos principais pontos passa pela ajuda dos responsáveis espanhóis em relação ao programa de Controlo Económico que a Liga Portugal quer implementar para controlar as finanças dos principais emblemas do futebol nacional, e que tem como objetivo garantir a transparência económica e financeira do futebol português, assim como a gestão dos clubes profissionais portugueses. Esta iniciativa já se encontra em vigor no campeonato espanhol desde 2013.

Paralelamente, mediante este entendimento ibérico, serão definidos canais de comunicação para partilha de informação financeira, institucional e de formação.

O acordo foi assinado esta semana pelo presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, e o seu homólogo espanhol, Javier Tebas.

Para Pedro Proença, o memorando de entendimento com a La Liga é “muito proveitoso”, desejando beneficiar do “efeito cometa” de uma liga “referência em termos mundiais”.

Com este acordo, resultado de um trabalho iniciado há dois anos, o responsável do organismo acredita “conseguir adotar em Portugal mecânicas do seu [da La Liga] modelo negócio, ter a tão falada Liga Ibérica e, se possível, no final desta época, um quadrangular com algumas equipas portuguesas e espanholas, fomentando uma total parceria ibérica”.

Internacionalização e futebol jovem

A internacionalização das marcas “Liga Portugal” e LaLiga” também vai merecer atenção no âmbito desta cooperação. As duas instituições vão procurar sinergias para o redimensionamento das marcas e a sua internacionalização, no sentido de reforçar o desenvolvimento e crescimento, com conferências e troca de experiências em relação a direção desportiva, marketing, gestão financeira, administração, segurança nos estádios, integridade e ‘Match-Fixing’.

A nível institucional, a La Liga vai assessorar a Liga Portugal na criação de projetos sociais mediante uma política de Responsabilidade Social Corporativa. A La Liga vai igualmente aconselhar a Liga Portugal acerca do Programa de Embaixadores, que a La Liga ativou em 2015.

Face ao interesse da Liga Portugal no futebol de formação da La Liga, especialmente com ‘La Liga Promises’, o acordo possibilita, então, a colaboração num prestigioso torneio infantil que a La Liga organiza a cada temporada.

O documento também se refere à opção de estabelecer academias de excelência da La Liga em Portugal e a organização de acampamentos infantis desportivos durante o verão.

Na última época, a La Liga anunciou receitas de mais de três mil milhões de euros, refletindo um aumento de 15% face à temporada anterior.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *