França, Alemanha, Polónia e Croácia são as selecções que mais facturaram financeiramente no Euro 2016, cuja fase final realizada em território francês já rendeu 12 milhões de euros a cada uma.

Numa segunda linha surgem oito selecções com prémios de 11,5 milhões de euros: Suíça, Gales, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica, Hungria e Islândia.

Surgem depois três selecções que já facturaram 11 milhões de euros, casos da Eslováquia, Irlanda e Portugal. Entre os apurados para os oitavos-de-final da prova, a selecção da Irlanda do Norte é que menos recebeu até ao momento: 10,5 milhões de euros.

uefaprizemoney

No total, a UEFA já distribuiu 252 milhões dos cerca de 300 milhões de euros que pretende distribuir em prémios às selecções que participam na fase final do Campeonato da Europa.

Como é que os prémios são distribuídos?

As 24 selecções nacionais vai partilhar entre si um total de prémios no valor de 301 milhões de euros, montante que compara com os 196 milhões de euros distribuídos no Euro 2012 da Polónia e Ucrânia e com os 184 milhões distribuídos pela UEFA no Euro 2008 da Áustria e Suíça.

O bolo total será repartido da seguinte forma:

  • As 24 selecções presentes na fase final recebem um prémio de participação de oito milhões de euros. Durante da fase de grupos, cada vitória vale um milhão de euros, enquanto um empate rende 500 mil euros. Na fase a eliminar deixa de haver prémios por desempenho. Ainda assim, as equipas que atingirem os oitavos-de-final recebem um prémio de 1,5 milhões de euros. Depois, os oito conjuntos que alcançarem os quartos-de-final recebem um prémio de 2,5 milhões de euros. E os quatro semi-finalistas do Euro 2016 recebem um prémio de quatro milhões de euros;
  • Em relação às duas equipas que pisarem o Stade de France em Paris no dia 10 de Julho, há um prémio de oito milhões de euros reservado para os campeões europeus, enquanto o finalista derrotado ficará com cinco milhões de euros.

Calendário dos oitavos

Portugal defronta a Croácia já no sábado, pelas 20h00. Mas o jogo grande desta fase irá opor a Espanha à Itália, na reedição da final do Euro 2012. Eis o quadro completo:

euro18final