Se se pudesse avaliar a lealdade, amor e paixão dos adeptos ao seu clube de futebol, este poderia ser um parâmetro para medir isso mesmo. E os adeptos do Dortmund são mesmo “do outro mundo”. Porquê?

É o único clube europeu cuja assistência média no seu estádio superou os 80.000 adeptos por jogo na temporada 2015-2016. Falamos do Borussia Dortmund e dos seus seguidores que fazem do Signal Iduna Park a sua segunda (ou primeira?) casa.

Mais:

No ranking das maiores assistências no futebol europeu, o Dortmund supera colossos do Velho Continente: Barcelona, Manchester United, Bayern Munique e até o recém campeão europeu, os espanhóis do Real Madrid.

assistências attendances europa

Claro que para medir a paixão de um grupo de adeptos pelo seu clube não bastam números. Por exemplo, e se introduzíssemos uma variável de espectacularidade das coreografias e dos cânticos? Talvez os adeptos do Borussia Dortmund continuassem a liderar o ranking.

Na lista dos 20 clubes com melhores assistências surge apenas um emblema nacional: o Benfica atingiu uma média de 50.322 adeptos por cada jogo no Estádio da Luz.

Um desempenho que coloca os tricampeões nacionais em bom destaque na elite europeia, acima de clubes como o PSG, Atlético Madrid e outros tubarões que não surgem na lista como a Juventus, Liverpool, Chelsea, entre outros.

Outra nota vai para a forte presença de clubes alemães, mesmo de segunda linha, no top-20, casos do Hamburgo, Estugarda, Hertha Berlim, Colónia e Frankfurt, emblemas que não costumam posicionar-se nos lugares cimeiros da Bundesliga.