Um negócio da China. Que o digam alguns dos melhores jogadores do mundo que actuam no milionário futebol chinês. Como Ramires (ex-Benfica) ou Jackson Martínez (ex-FC Porto). No total, o top 20 recebe 150 milhões de euros por ano, segundo a pesquisa do Finance Football.

Read the English version: Top 20 Highest Paid Football Players in China 2016

Read the lastest version in Pt-pt: Top 20 Maiores Salários do Futebol Chinês 2016

Asamoah Gyan pode ter ficado aquém do esperado durante a sua passagem pela Europa (Udinese, Rennes e Sunderland), mas a estrela ganesa é o jogador mais bem pago da Superliga Chinesa, com 14,8 milhões de euros por época, segundo o ranking elaborado pelo Finance Football.

Já Ezequiel Lavezzi trocou a capital francesa pela cidade de Hebei em Fevereiro, para jogar no clube local, o Hebei China Fortune. Mas essa mudança foi bem recompensada: o internacional argentino passou a ser um dos futebolistas mais bem pagos do mundo, recebendo cerca de 14 milhões de euros por época. Surge em segundo da tabela.

Top 20 highest paid football players in China 2016

Gyan e Lavezzi surgem no topo da lista à frente de nomes como Ramires (13 milhões de euros/ano) ou Jackson Martínez (12,5 milhões/ano), dois jogadores que ainda podiam emprestar qualidade ao futebol europeu durante mais alguns anos mas que decidiram antecipar a reforma no Jiangsu Suning e Guangzhou Evergrande, respectivamente.

No top 20 da lista há oito jogadores brasileiros. Um deles, Alex Teixeira, protagonizou a transferência-surpresa da última janela do mercado de transferências ao mudar-se da Ucrânia (rejeitando uma proposta do Liverpool) para receber 12 milhões de euros/ano no Jiangsu Suning (onde faz companhia a Ramires).

Os brasileiros Paulinho, Renato Augusto, Elkeson, Jadson (joga no Tianjin Quanjian do segundo escalão do futebol chinês), Ricardo Goulart e Tardelli também estão na lista.

No total, os 20 jogadores mais bem pagos do futebol chinês recebem por ano 150 milhões de euros. E isto num país onde o salário médio de um recém-licenciado está entre os 400 e os 600 euros (OECD Economic Surveys: China 2015).

Posto isto, o que podemos esperar da China? Com alguns dos melhores do mundo a actuarem nos seus campeonatos, vai o futebol chinês finalmente despertar? Ou podemos estar à beira de uma bolha no mercado?

Contatos:

Facebook:  https://facebook.com/financefootball

Twitter: https://twitter.com/FinanceFootball

Youtube: https://youtube.com/c/Financefootball

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *